segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

ANTES QUE ANOITEÇA


BEFORE NIGHT FALLS
Realizador:Julian Schnabel
Ano:2000
País:USA
Duração:133 min

Este filme proporcionou a primeira Nomeação para Óscar (Melhor Actor) ao espanhol Javier Bardem. Vencedor no Festival de Veneza, também na Categoria de Melhor Actor, conta com a participação de Sean Penn e Jonnhy Depp, este último transvestido.
Este drama biográfico retrata a história de Reynaldo Arenas (1943-1990), escritor cubano que viveu intensamente – ainda que diferentemente – a mais marcante revolução política do seu país. Reynaldo Arenas foi um dos homens que, através da escrita, se opôs ao regime. Homossexual assumido e “provocador” na sua forma de escrever, Arenas rapidamente se tornou num alvo a abater pelo governo de Fidel Castro. Desde a passagem pela prisão, a censura dos seus escritos, até à sua fuga de Cuba, num objecto (câmara de ar) que haveria de ficar imortalizado como «jangada da vida», esta obra relata a vida de um homem incessantemente perseguido e debruça-se sobre os problemas de uma sociedade que, dizendo-se igualitária, recriminava e punia toda e qualquer diferença de ordem artística, sexual ou cultural.
Tendo como pano de fundo a situação política de Havana, a película debruça-se abertamente sobre a questão da homossexualidade e a forma como esta, ontem como hoje, é mal aceite pelas sociedades. Mais que um filme, Antes que Anoiteça é um retrato histórico de um país mergulhado – até aos nossos dias – em contradições e equívocos.

2 comentários:

  1. gosto muito do Reinaldo Arenas.

    nem sabia da existência do filme... li sua biografia.


    faz tanto tempo.
    vou pegar aqui e matar as saudades com esse maravilhoso escritor Cubano.

    ResponderEliminar
  2. eu tenho ec filme em dvd como fazer pra postar ele aqui ?

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails