sábado, 27 de março de 2010

O Padre - The Priest


Ano: 1994
País: Reino Unido
Duração: 97 min

Filme proibido pela igreja católica.

Padre Greg (Linus Roache) é enviado para trabalhar numa paróquia em Liverpool. Ele fica surpreso ao ver que o seu novo superior, o padre Metthew (Tom Wilkinson), não cumpre o celibato, mantendo um relacionamento com uma mulher. Este é apenas o primeiro factor que fará com que Greg entre em conflito e questione algumas regras da Igreja. O segundo é a descoberta da própria homossexualidade, quando se apaixona por um rapaz (Robert Carlyle). Para além disto Greg é torturado pela sua consciência quando uma menina de 14 anos lhe conta que sofre abusos por parte do pai, mas está de mãos atadas pelo sigilo da confissão. Dividido entre a sua vocação e a sua sexualidade, entre as regras da igreja e os problemas que testemunha, Greg teme ter sua fé abalada.


sexta-feira, 19 de março de 2010

JUSTE UNE QUESTION D'AMOUR


Realizador:Christian Faure
Ano:2000
País:FR/BELG
Duração:88 min
Legendas:FR Subt. ESP

Ambicioso e corajoso, este filme foi o primeiro a romper o tabu da homossexualidade na televisão francesa, abordando os temas da homofobia, do coming out, da aceitação de si mesmo e, claro, do amor, com sensibilidade, respeito e inteligência.
Laurent, de vinte e três anos, partilha o apartamento com a sua melhor amiga. Afirmando perante todos a sua preferência por rapazes, apenas os seus pais ignoram a sua homossexualidade. Junto deles, Laurent é o filho modelo e usa a sua colega de casa para iludir questões sobre a sua vida privada. Já de si difícil, esta dupla identidade torna-se insustentável quando Laurent se apaixona por Cédric, seu professor.

MAKING LOVE

Realizador:Arthur Hiller
Ano:1982
País:USA
Duração:113 min



Zack Elliot é um jovem médico bem sucedido da região de Los Angeles, casado com Claire, igualmente uma bem sucedida executiva de uma rede de televisão. No entanto, sem Claire saber, Zack vem lutando contra um sentimento de atracção por outros homens. Começa com engates de carro e a frequentar bares gays em West Hollywood na hora do almoço, apesar de não aceitar totalmente a sua sexualidade. Tudo muda quando conhece Bart McGuire, um escritor que o procura para tratar de assuntos médicos. Bart leva uma vida hedonista livre, procurando múltiplos parceiros sexuais e frequentando discotecas gays. A cumplicidade e atracção entre os dois tomam proporções maiores que uma simples noite de sexo e isso muda radicalmente a vida de Zack, Claire e Bart.

terça-feira, 9 de março de 2010

TOTAL ECLIPSE


Realizador:Agnieszka Holland
Ano:1995
País:UK/FR/ITA
Duração:111 min
Legendas:EN Subt. EN


Com base em cartas e poemas, apresenta a história de um relacionamento entre dois poetasséculo XIX (França), Paul Verlaine (David Thewlis) e Arthur Rimbaud (Leonardo DiCaprio).

Isabelle Rimbaud, irmã de Arthur Rimbaud, entrega as copias que restam dos poemas de Rimbaud a Paul Verlaine para que sejam queimadas para prevenir o adultério destas. Verlaine recorda a relação selvagem que manteve com Rimbaud, teve inicio quando este era ainda adolescente que lhe enviou a sua poesia em 1871. Verlaine, fascinado, impulsivamente convida-o para a sua casa rica, em Paris, onde vive com sua jovem, mulher grávida. Rimbaud não mostra o mínimo de decência ou boas maneiras. Verlaine é seduzido pelo jovem Rimbaud de 16 anos, pelo seu físico, pela sua originalidade, pela sua mente criativa. O estado de casado, heterossexual e de vida fácil da classe média estavam a sufocar Verlain, encontra em Rimbaud rebelião e libertação, que o farão ceder a auto-indulgência e ao masoquismo. Inicia-se um violento relacionamento entre os dois poetas. O climax da trama situa-se em Bruxelas, quando um louco atira e fere Rimbaud, Verlaine é condenado à prisão por sodomia e tentativa de assassinato. Na prisão, Verlaine tenta converter-se ao cristianismo depois de ser ridicularizado pela sua antiga mulher. Após a libertação ele encontra Rimbaud na Alemanha, em vão procuram reavivar a relação. No entanto, renegando a literatura, Rimbaud viaja pelo mundo sozinho, acabando por ficar em Abissínia (antiga Etiópia), onde arranja uma amante e um amante. Um tumor no joelho direito obriga-o a voltar a França onde a sua perna será amputada. No entanto, as metastases do cancro espalham-se pelo corpo acabando por morrer aos 37 anos. A irmã de Rimbaud afirma que seu irmão aceitou confessar-se a um padre antes de morrer onde mostrou arrependimento pelo abandono da literatura , por isso não destruiu a sua poesia, pois ela deve sobreviver. Verlaine finge concordar, acabando por chorar deixando cair lágrimas sobre as cartas. Mais tarde, Verlaine, bebendo absinto no qual se tornou viciado, tem uma visão de Rimbaud que mostra a dependência e o respeito que Verlaine tem por este, e terá mesmo após a sua morte.


TRAILER

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails