terça-feira, 29 de dezembro de 2009

PINK NARCISSUS

Realizador: James Bidgood
Ano:1971
País:USA
Duração:71 min

A rodagem começou em Super 8 e durou 7 anos antes da transcrição para 35mm. O director James Bidgood, que passou 10 anos como anónimo, de tão ousado para a época, não poupou detalhes do imaginário erótico de um adolescente incontido no terreno da fantasia e imprimiu em sua obra, em momentos críticos, uma linguagem poética, vibrante e de incrível beleza.Original de 1960, rapidamente tornou-se um marco do cinema gay na década de 70. Músicas e cores vibrantes, nus masculinos delirantes, as veias do personagem de Bobby Kendall pulsam alucinadamente durante sua viagem erótica em corpos de homens dominadores, másculos, gladiadores, árabes e cowboys. Obcecado pela juventude eterna, o personagem de Narcissus explora todos os arquétipos do jovem gay e seus mais viscerais desejos. Passando do extravagante pelo épico ao underground, a mistura de estilos serve para ilustrar com bastante precisão o encantamento pelo nu masculino e sua carga de homo erotismo que imperam no universo homossexual.

domingo, 20 de dezembro de 2009

LATTER DAYS

Realizador: C. Jay Cox
Ano:2004
País:USA
Duração:107 min
Legendas:EN Subt. PT


Latter Days provocou controvérsia ainda antes de estrear nos cinemas nos EUA. Acabou por ser censurado no Utah, por causa da sua abordagem. Trata - se de um filme importante no contexto, pois trata questões de religião vs homossexualidade que até entao não tinha tido os olhos da cinematografia, pelo menos de uma forma positiva . O filme prima por ter sido alvo de propostas de boicotes por organizações religiosas, mas não deixou de ser lançado. Latter Days tem maravilhosos desempenhos e conta com o actor de Mysterious Skin, Joseph Gordon-Levitt. Perfeitamente recomendado.









(em partes)

CARAVAGGIO

Realizador:Derek Jarman
Ano:1986
País:UK
Duração:93 min

Após a mais polémica representação cinematográfica de São Sebastião e também o controverso Edward II, Dereck Jarman volta a interessar-se por personagens históricas de sexualidade dúbia para produzir mais um filme. Michelangelo Merisi Caravaggio (1573-1610) foi o último, talvez o melhor, e certamente o mais controverso pintor da Renascença Italiana. Este tributo audacioso ao perturbante artista tem Nigel Terry no papel de Caravaggio, um "menino-mau" da aristocracia italiana que escandalizou a ordem estabelecida com as suas pinturas vagamente eróticas de Santos nus usando como modelos prostitutos e jovens marginais. Jarman retrata Caravaggio como um homem de paixões intensas - artística, emocional e fisicamente - que era também um bissexual com uma apetência pela "troca dura no mercado de carne". Sean Bean desempenha o papel do bissexual Ranuccio, o rude amante de Caravaggio, e a consagrada Tilda Swinton o de Lena, a bela amante que se interpõe entre eles. Um elegante filme combinando anacronismo jocoso (uma técnica novamente empregue em "Edward II") e uma comovente história de amor homoerótica, trabalho de câmara impressionante e uma atmosfera complexa e impressionista. Jarman levou sete anos a preparar o filme e, uma vez iniciada a produção, ele rodou-o em apenas cinco semanas. (Este filme já foi editado em Portugal).

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

1000 visitas!

Pois é, ainda estamos no inicio e já conquistámos 1000 visitas! Obrigado a quem nos acompanha, e estamos certos que outras metas mais ambiciosas serão alcançadas brevemente! :)

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PLATA QUEMADA

BURNT MONEY
Realizador:MarceloPiñeyro
Ano:2000
País:ESP/FR/Arg/Uruguai
Duração:125 min



Uma vez mais o cinema sul americano traz-nos verdade e poesia sem estereótipos e clichés. Este filme competiu no Festival de Veneza de 2000, ganhou o prémio Goya de Melhor Filme Estrangeiro de Língua Espanhola, e o de Melhor Fotografia e Melhor Som, no Festival de Cinema de Havana, tendo sido exibido no Festival do Rio de Janeiro em 2000.. Baseado no livro homónimo de Ricardo Piglia, o enredo é verídico. Os fatos descritos ocorreram no ano de 1965 em Buenos Aires. Montevidéu Angel (Eduardo Noriega) e Nene (Leonardo Sbaraglia) conhecem-se numa casa de banho pública de Buenos Aires, iniciando-se ali um relacionamento amoroso entre eles. Tornam-se dois matadores inseparáveis conhecidos no meio como "os gêmeos". Angel é bissexual e a voz activa da dupla. Nene é a parte frágil. O lado dramático foca a relação de Nené e Angel, num jogo erótico sufocante de amor e rejeição regado a cocaína e àlcool. Perseguidos pela lei fogem para o Uruguai e refugiam-se num apartamento da capital. Aí, numa atmosfera “noir” perseguem o objectivo final, que acaba por dar título ao filme. Com uma direcção equilibrada de Marcelo Piñeyro, uma fotografia inspirada de Alfredo F. Mayo, estas personagens amorais vivem as suas tragédias que transcendem a origem “latina” da história, fugindo de padrões do cinema na forma de retratar o homo-erotismo. Já se tornou um cult-movie misturando momentos de pura ternura, paixão doentia (literalmente) e violência muito incomum em filmes de temática homossexual. Desfaz a visão lugar-comum que em geral se tem da classe. Obrigatóriamente para maiores de 21 anos. "...para as pessoas pode não haver uma pessoa perfeita, mas para o amor as pessoas perfeitas são precisamente aquelas que te fazem sentir isso...amor"








E A TUA MAE TAMBÉM

Y TU MAMÁ TAMBIÉN
Realizador: Alfonso Cuarón
Ano:2001
País:México
Duração:105 min


Irreverente e comovente, este filme explora o valor da amizade, das relações, do auto-conhecimento, do sexo e da essência da vida. Foi um grande sucesso tornando-se um ícone do cinema mexicano. É protagonizado por Gael García Bernal, sobejamente conhecido do cinema internacional, e Diego Luna que tem participação especial no filme “Milk”, tendo sido dirigido por Alfonso Cuarón, realizador de filmes de grande sucesso, dos quais se destaca uma das sequelas do Harry Potter.Definitivamente, o cinema latino-americano encontra-se mais vivo do que nunca, surpreendendo pela maturidade expressa nesta produção. Trata-se de uma obra que consegue perpassar simultaneamente os dilemas e conflitos individuais, assim como as contradições sociais de um país inserido na globalização, mas, ao mesmo tempo, replecto de regiões que ficam apartadas deste processo. Julio e Tenoch são dois amigos de 17 anos que embarcam juntamente com uma mulher mais velha numa viagem pelo México, em busca de umas férias paradisíacas. Com o decorrer da viagem os confrontos são inevitáveis pois ambos sentem-se apaixonados pela mesma mulher. Mas o que nenhum deles imagina são as experiências que vão aprender com esta nova etapa das suas vidas, assim como as descobertas sobre eles próprios. O papel do narrador é uma das mais brilhantes características do filme. A narração, feita na terceira pessoa, de forma sóbria e comedida, dá o ritmo para se compreender as mudanças que vão ocorrendo e as relações entre a visão individual e o contexto social. Portanto, este filme é imperdível para todos os amantes da arte cinematográfica e da poesia que é a vida: "como espumas do mar"! Emocionante!




(em partes)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

BOYS DON'T CRY

Realizador:Kimberley Peirce
Ano:1999
País:EUA
Duração:118 min



Os três anos de procura pela actriz ideal para interpretar a intrigante personagem de Teena Brandon foi compensada pelo Oscar de Melhor Actriz e o Globo de Ouro em Drama ganho pela Hillary Swank, tendo visto ainda Chlöe Sevigny indicada para Melhor Actriz Coadjuvante. Boys Don`t Cry conta a complicada história de Teena Brandon, uma jovem rapariga cujos esforços continuados para suprimir o seu género são recompensados por uma bem sucedida transformação num rapaz, mas punidos pela intolerância daqueles que se recusam a ver para lá do corpo dela. Baseado na personagem verídica homónima, “Os Rapazes Não Choram” passa-se no início dos anos 90, em Falls City (Nebraska), onde o jovem Brandon esconde a sua identidade feminina e procura a excitação de um novo amor e do companheirismo masculino. O filme explora as contradições da identidade e da juventude americana através da vida e morte de Brandon Teena. Vagueando por um caos de desejo e assassinato, esta é a história de um jovem americano à procura do amor, de si mesmo e de um lugar para chamar de lar. Apesar de ser um filme relativamente recente, já se impôs como um clássico a não perder do universo Gay e Lésbico. Devido à violência de algumas das suas cenas o filme está como não recomendado a pessoas sensíveis.






LinkWithin

Related Posts with Thumbnails